domingo, 9 de agosto de 2009

SALMO 23


DEUS CONOSCO


O salmo 23 é o testemunho de Davi a respeito do seu relacionamento com Deus. Revela a maneira como Davi percebia e experimentava Deus. Caso alguém pedisse a Davi que descreve o seu Deus, ele diria “Deus é o meu Senhor/pastor, é aquele que me supre, guia, restaura, acompanha na adversidade, protege dos inimigos e cobre de misericórdia e bondade” Em uma leitura teológica pode ser chamado por “PROVEDOR” (águas tranqüilas, pastos verdes e refrigério para alma), “CONDUTOR” (guia pelas veredas da justiça) e “PROTETOR” (vara e cajado no vale da sombra da morte, mesa farta na presença dos inimigos, bondade e misericórdia todos os dias) Dos seus filhos.
Se os amados me perguntarem se creio que Deus é meu provedor minha resposta é sim,sem dúvida nenhuma, mas se perguntarem que isso significa que jamais passarei privações financeiras, jamais ficarei desempregado, jamais irei mal nos negócios etc... minha resposta é não.
Se me perguntarem se creio em Deus como Condutor, a resposta é sim, sem dúvida nenhuma. Mas se me perguntar tomarei decisões erradas, jamais terei planos frustrados e castelos desmoronados minha resposta será não.
Creio em Deus protetor , mas isso não significa que jamais ficarei doente, jamais serei ferido pela maldade , jamais serei injustiçado,jamais sofrerei perdas e dano minha resposta será de novo não.

I – A convicção quanto à provisão, à orientação e a proteção de Deus não nos isenta da possibilidade de fracassos, fatalidades, privações e ferimentos. Tudo isso faz parte da vida, a própria biografia de Davi me autoriza a esta afirmação. O início de sua trajetória rumo ao trono foi marcado por perseguição e ódio. Seu primeiro exército foi composto da escória da sociedade: endividados, angustiados e pessoas descartadas pela sociedade de então. Davi teve um filho que foi estuprou a irmã e foi assassinado por seu irmão. Depois disso Davi abusou do poder de rei e tomou para si a mulher de m dos seus comandantes militares, a quem mandou matar: adultério e assassinato. O filho de seu adultério foi morto por um ato disciplinar de Deus. O filho fratricida se revoltou contra sua autoridade e liderou uma rebelião contra Israel. Este filho rebelde foi morto pelo exército real, e depois Davi teve que comparecer diante do povo para agradecer e honrar os assassinos do próprio filho, por quem chorou, desejando ter morrido em seu lugar. Qualquer pessoa poderia questionar que tipo de Provedor, Condutor e Protetor é este que permite uma biografia marcada de tragédias,crimes, ódios e pecados suficientes para determinar a infelicidade crônica de qualquer mortal.
Isto nos leva a penetrar mais fundo nas afirmações do Salmo 23, distinta daquela que nos leva a crer que Deus nos coloca dentro de uma bolha de bem estar, conforto e prosperidade inabaláveis. Por está razão creio que a expressão que sustenta o relacionamento entre Davi e Deus, vai muito mas além de um Deus Provedor, Condutor e Protetor, pois está é a prerrogativa de Deus no seu relacionamento com o homem, mas a expressão que determina a qualidade do relacionamento entre Davi e Deus é “TU ESTÁS COMIGO”. Caso você pedisse a Davi para descrever Deus, ele deixaria de lado a Teologia Sistemática e falaria com o coração: “Deus é meu grande companheiro. Ele está sempre comigo. Esteve comigo na caverna de Adulão. Esteve comigo quando Saul corria para atrás de mim para me matar. Esteve comigo quando meus filhos se matavam e se odiavam. Esteve comigo quando eu não soube o que fazer para estancar o ódio dentro da minha casa. Esteve comigo quando meus filhos conspiravam contra mim. Esteve comigo quando precisei superar a dor da perda de um filho para resguardar a autoridade do meu exército e preservar a unidade do povo. Deus é meu grande amigo.”

II – Minha releitura mas acurada e profunda do salmo 23, ensinou-me duas coisas essências que desejo passar a igreja. A- Que não devo basear meu relacionamento com Deus naquilo que ele pode fazer por mim , mas naquilo que ele pode fazer em mim As expectativas que devemos ter de Deus em Cristo Jesus, não é no relacionamento que ele pode fazer nas nossas circunstâncias, mas o que Ele pode fazer no meu no nosso coração. Afirmar “o Senhor é meu pastor e nada me faltará” implica um caminho livre de ansiedade e repleto de satisfação. Espero que o dia de escassez nunca bata em minha porta, mas, se chegar,o que mais espero é poder dizer que aprendi a estar contente em qualquer situação porque Deus está comigo, e posso superar qualquer circunstância naquele que me fortalece. Afirmar que “Ele me conduz às águas tranqüilas, aos pastos verdejantes e restaura a minha alma” implica em um caminho de serenidade e saúde emocional.

CONCLUSÃO
Tenho certeza de que Deus tem o seu caminho no meio da tormenta e mesmo no deserto me levará aos mananciais onde poderei restaurado do corpo e da alma. Espero jamais passar pelo que Paulo apostolo passou, mas caso seja necessário, o que mais espero e também dizer que combati o bom combati, terminei a carreira e guardei e fé: estou inteiro para passaria por tudo novamente. Afirmar que Deus prepara uma mesa na presença de meus inimigos e unge minha cabeça com óleo implica em um caminho no qual a alegria é possível mesmo quando o que é mal está diante dos nossos olhos. Espero que o ódio do mundo e do mal não se materialize contra mim de forma tão visível e explicita, mas, caso aconteça, espero muito mais ter a coragem de continuar em frente, com os olhos fitos na mesa posta pelo Bom Pastor que me prometeu vida em abundante no meio dos lobos.
Aprendo lendo o salmo 23, é que não devo basear meu relacionamento com Deus naquilo que ele pode fazer por mim, mas no que eu posso fazer tendo um Deus como ele. Diante dos vales de sombra da morte não devo ficar esperando que Deus me leve do vale ou que me afaste do vale da sombra da morte. No dia que tudo ficar escuro, espero não me deixar levar por um espírito de covardia, mas me levantar movido pelo espírito de amor, moderação e poder para atravessar o vale com a dignidade que somente os que afirmam “Deus está comigo” podem ter. Termino está porção da Palavra do Senhor dita aos nossos corações hoje com a leitura de Romanos 8,32-39
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário