domingo, 7 de junho de 2009

COMO ANDA O NOSSO CRISTIANISMO - PARTE I

Tenho observado há muito tempo os acontecimentos no "mundo evangélico" e nunca me manifestei, confesso o meu pecado em ser passivo diante das coisas que vem acontecendo, tenho andando assustado, embora não devesse, pois Jesus já havia
nos alertado no sermão "Profético" relatado por Mateus no capítulo vinte e quatro.

Não consigo entender o evangelho que alguns andam pregando hoje,lembro-me do apóstolo Paulo escrevendo ao povo de Gálatas (Gálatas 1:6) - Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; Temos vivido de uma forma geral um Cristianismo sem Cristo, estamos voltado ao tempo da Igreja Católica Antiga entre 313 e 590 d.C,onde a invasão e a influência dos Bárbaros, trouxeram para a Igreja a veneração
de anjos, santos, relíquias e etc..., hoje vemos pessoas sendo engodada, e por isso, passam pelas "Grutas dos Milagres", compram a sua "Toalhinha Ungida",Lançam "Sua fé no Altar, através das Fogueiras Santas". Estamos vivendo num mundo hedonista, o que não é novidade; a questão é queremos este tipo do cristianismo? Infelizmente alguns líderes, como no passado, estão pregando um evangelho "conforme a cliente" esquecendo-se que o evangelho é o poder de Deus para a salvação dos perdidos, e aqui digo perdido espiritualmente e não financeiramente como algumas igrejas pensam. Elas tornaram-se um verdadeiro fast-food. Tem faltado em alguns em nós o compromisso com a Palavra e com o Senhor da Palavra. O "politicamente correto", tem dado lugar permissão e a decadência espiritual que temos passado talvez isto ocorra por que nós pastores e igrejas têm enviado para os nossos seminários jovens totalmente sem preparo, sem vida com Deus, sem compromisso e sem chamado. Há sim um problema muito sério no ensino Teológico, temos ensinado a "letra" e esquecido da alma, da verdadeira experiência Cristã, mostrar o Deus totalmente outro, como dizia Kant, em nome do "politicamente correto" não temos pregado em nossos púlpitos os alertas para os falsos profetas e mestres que o nosso Senhor Jesus, nos ensinou no sermão profético, estamos criando crentes doentes de alma no seio da igreja,crentes que freqüentam nossas igrejas aos domingos, contudo, durante a semana correm atrás de profecias e visões em qualquer porta que está aberta dizendo “Venha e seu problema será solucionado”, alguns de nós temos deixado os lobos muito próximo de nossas ovelhas, basta olhar para trás e vermos com a história o fim destas coisas, olhe-mos para Leão I (400-461), Gregório I (540-604) que queriam a primazia do Bispo de Roma, como o "Mais igual entre os iguais" e na sede pelo poder na vaidade foram os precursores da cisão na Igreja. É urgente que voltemos ao ideal da reforma protestante, voltemos simplicidade de Cristo e de seu Evangelho, precisamos marchar e avançar e proclamar Cristo Jesus. Que nos nossos púlpitos as mensagens voltem a ser cristocêntrica, lembrar que pastor é aquele que alimenta o rebanho de Cristo, que protege as ovelhas do lobo e não um animador de auditório, quando no domingo nos juntamos falamos rapidamente sobre a Obra de Cristo e utilizamos 80% do tempo contado piadas e "estórias” para sermos simpáticos a igreja e descontraí-la. Bem quanto a mim, sou falho e pecador, careço da misericórdia de Cristo, mas irei prosseguir como muitos outros a pregar a Palavra doa a quem doer, pois o sermão é para acomodar os incomados e incomodar os acomodados.

Que Deus nos abençoe.



Pr. Celmir Guilherme Moreira Ribeiro
Pastor da Primeira Igreja Batista em Fragoso – Magé – RJ
Professor do Seminário Teológico Batista de Fluminense – Campus Mageense
Professor do Seminário Bíblico Batista do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário