segunda-feira, 8 de junho de 2009

Uma Questão de Hermenêutica II

HERMENÊUTICA
Uma Questão de Hermenêutica
O apóstolo João preso na Ilha de Patmos por ordem do Imperador Romano escreve (Apocalipse 3:14-16) - E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Primeiro vamos ver a definição de hermenêutica, “Hermenêutica é a ciência da interpretação. Interpretar é a uma arte, a reunir e conjugar palavras e fatos conexos, coerentes e inteligíveis, com o propósito de explicar as realidades de um texto, em suas diversificações contextuais, históricas, sociais, políticas e religiosas. E sem dúvida, a arte do enriquecimento do saber interpretativo, para o conhecimento bíblico e científico do ser humano contemporâneo, do cristão moderno, que quer saber mais da Palavra de Deus” (Pires, Carlos Alberto, 1941- O que é Hermenêutica?
Como vimos à hermenêutica é uma ciência fundamental para uma boa exege bíblica, e porque na dizer para a sã doutrina, pois através da interpretação correta do texto chegamos de fato a compreender o que o autor sagrado quer transmitir a nós, assim sendo, evitamos erros teológicos que tem ocorrido em meio ao povo de Deus, alguns perderam a capacidade de debruçar sobre o texto bíblico e extrair o que Ele tem para nós, talvez por isso, em alguns púlpitos tem faltado a Palavra que regenera o pecador, alguns pastores e lideres ouvem algo e acham bonito e retransmite aos seus ouvintes sem qualquer estudo aprofundado e assim sendo qualquer ação, não passará de mera pretensão no intuito do esclarecimento e ensino da Palavra, o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo já nos alerta (I Tessalonicenses 5:21) - Examinai tudo. Retende o bem. Paulo aqui quando diz “tudo” é tudo que era pregado na Igreja Primitiva, examinando e retendo aquilo que era sã a Doutrina de Cristo. Se não vejamos: Quantos de nós já não ouvimos algum sermão baseado em Apocalipse 3,14-16, citado acima, infelizmente por falta de hermenêutica já ouvimos absurdos na exposição do texto, como por exemplo: Que Deus quer um crente fervoroso, ou uma pessoa descrente, sincera e não um crente que vista uma “capa” (E claro que nenhum crente deve agir assim), mas em sua exposição bíblica falo eu este cristão os “mornos” Deus vomita. Será que o amigo leitor já ouviu isto antes? Agora vamos entender o que João está falando usando a hermenêutica, Bem agora vamos utilizar desta ferramenta eu é a Hermenêutica para entender a mensagem de Cristo para nós hoje: Laodicéia era uma das cidades mais ricas da Ásia Menor, que orgulhosamente recusou a ajuda de Roma quando foi destruída por um terremoto em 60 d.C Distava 160 km de Efeso, e 80 km de Filadélfia, no encontro de três cidades importantes, na cidade havia fontes de água mineral morna e emética (Que provoca vômito). Que o viajante sedento rejeitaria com nojo, nesta cidade havia grandes aquedutos, asa águas quentes de Laodicéia tinha poder medicinal, bem como as frias, seus moradores banhavam-se nestas fontes para tratamento. Fazendo a ponte para os nossos dias, bem sabemos que uma água para chegar quente em nossa torneira é necessário que ela venha de uma fonte de calor e flua rapidamente para sua saída, caso haja algum obstáculo, está água com o passar do tempo ficará morna, de mesma forma a água fria que também vinha pelos aquedutos para as fontes, contudo de o no interior do mesmo houvesse algo que impedisse a passagem da água, a mesma chegara a suas fontes, não mais tão fria como deveria, pois devido o calor da região a água ficaria na temperatura ambiente. Assim é nossa vida hoje, somos templo do Espírito Santo e dentro de nós de fluir rios de água viva, porém o pecado é algo que atrapalha e até impedi o agir de Deus na vida de seu povo, o pecado é como um obstáculo que se colocado nos aquedutos de Laodicéia, impediriam da água fluir diretamente da fonte com a pressão e temperatura correta. O Senhor Jesus vomita, tem verdadeira náusea de pessoas que impedem que o Espírito Santo flua em nossas vidas e abençoe o povo de Deus, vamos hoje, o tempo é agora e retirar de nós tudo aquilo que atrapalha nossa comunhão com o Autor e Consumador da Nossa Fé Cristo Jesus e que cada um de nós sejamos fiéis a Palavra de DEUS e aprendamos a tirar verdadeiros tesouros da Sua Palavra, para nossa meditação:

(João 4:13-14) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Pr. Celmir Guilherme Moreira Ribeiro
Pastor da Primeira Igreja Batista em Fragoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário