domingo, 7 de junho de 2009

COMO ANDA O NOSSO CRISTIANISMO - PARTE II

O Apóstolo Paulo escrevendo ao jovem pastor Timóteo disse: - MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; (Timóteo 4,1-2)

Meus amados irmãos Senhor Deus inspirou o apóstolo Paulo a escrever está epístola que é de grande valia para nós, quanto mais nos dias de hoje em que vivemos uma sociedade pós-moderna que em alguns sociólogos já chamam de hiper-moderna.

Vale lembrar, o Cristianismo Evangélico enfrentou crescentes ataques durante o fim do século XIX e a primeira metade do século XX. O Cristianismo foi desafiado em suas idéias da natureza universal e permanente, o Deus absoluto conhecido através da revelação proposicional, da revelação inerrante inspirada pelo Espírito Santo e da revelação histórica concernente a Cristo, foram negadas em favor de uma abordagem subjetiva, imanentais e humanista do evangelho. A Natureza da Igreja, a inspiração e a inerrância bíblicas, os atributos do Espírito Santo na Igreja, e a escatologia são as principais figuras nas disputas teológicas neste período. O Liberalismo havia assumido o controle dos principais seminários e púlpitos. Com o advento das duas Grandes Guerras vemos o surgimento da Teologia da Crise ou Neo-Ortodoxia, que dominou o cenário teológico entre 1930 e 1950, mas começou a decair nos anos sessenta tornando-se mais subjetiva e existencial com os escritos de Tillich e Bultmann, somemos a isto os problemas enfrentados pela Igreja com o movimento ecumênico, que desejava reunir a Cristandade, que em alguns casos sacrificavam a sã teologia a favor de uma união estrutural sob o mínimo denominador comum, daí temos a teologia de fundo marxista, a teologia da libertação, observamos a salvação sociológica através das pessoas no tempo, ao invés daquela pelo Deus eterno através de Cristo Jesus, veio a tornar-se moda. Daí talvez venha, para este tempo de pós-modernidade um busca pelo antropocentrismo e hedonismo, tiramos Deus do centro de nossos Cultos, de nossas vidas e colocamos Deus na parede, hoje Jesus, para alguns, não é mais o Senhor de fato, mas um servo que tem que nos servir ou não é Deus.

A salvação eterna, o kerigma foi deixado de lado por uma cultura do "bem-estar", "Para de sofre", "Você tem direito", "Deus, se é Deus de verdade tem que fazer", isto me faz recordar o que o Senhor Jesus diz (Mateus 16:26) - Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

Alguns cristãos têm buscado a "salvação" efêmera em lugar da eterna. Quantos cristãos têm sido iludidos, estão ouvindo espíritos enganadores, falsas doutrinas e estão ficando com a sua mente cauterizada pela "eisegese" (colocar no texto o que o mesmo não diz) de alguns "pastores e bispos". Os tempos estão difíceis, mas este o momento, está é a oportunidade de resgartamos o verdadeiro evangelho e tirar mitos irmão do erro, faço aqui a transcrição do texto retirado do site.

O que é a Fogueira Santa de Israel?

Todos os anos, na Igreja Universal do Reino de Deus, é realizada a Fogueira Santa de Israel. Uma campanha em que os pedidos de pessoas do mundo todo são levados a Israel por vários bispos e pastores, para que as promessas de Deus venham se cumprida na vida delas. É evidente que se alguém deseja conquistar algo demasiadamente grande em sua vida, tem que haver sacrifício. Ora, assim é com qualquer pessoa que, por exemplo, deseja se formar. Ela vai sacrificar várias horas de lazer e passeios para se dedicar aos estudos e, assim, atingir o seu objetivo. Quando a pessoa se revolta contra a situação de fracasso em que ela esta vivendo e está disposta a sacrificar para mudar a sua situação, então Deus é com esta pessoa para vencer todos os seus problemas. Vemos então, na Fogueira Santa de Israel, uma oportunidade para aqueles que estão revoltados e não aceitam ver a sua vida destruída. Em outro do mesmo texto do mesmo jornal vemos o seguinte "Como podemos aceitar servirmos a um Deus tão grande e poderoso e viver uma vida derrotada? Foi o que Abraão disse para Deus: "(...) a mim não me tens dado filhos; eis que um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro" (Gênesis 15.3)." Isto é eisege é texto sem contexto. O Senhor Jesus diz (João 16:33) – "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." E ainda lemos na Palavra (Atos 14:22) - Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus. (Romanos 5:3) - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, Poderíamos citar tantos outros textos, mas deixemos estes. Meus amados pastores e líderes, servos em Cristo Jesus, não podemos ficar calados e inércia de alguns tem dado ocasião grande dificuldades nas Igrejas, nosso povo está sendo massacrado diariamente pelas rádios e televisão com este tipo de Teologia, isto tem sido a causa, de certa forma de transtornos emocionais, dúvidas e inquietações. Procuremos a cada dia ensinar o povo o verdadeiro Evangelho de Cristo. A buscarmos coisas eternas no lugar das perenes, voltemos ao princípio da Palavra de Deus. E que o Senhor nos dê sabedoria para tanto.

Pr.Celmir Guilherme Moreira Ribeiro
Pastor da Primeira Igreja Batista em Fragoso – Magé- RJ
Professor do Seminário Teológico Batista Fluminense – Campus Mageense
Professor do Seminário Bíblico Batista do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário